NOTÍCIAS
Lançamento da Cartilha e do Livro

O lançamento da cartilha e do livro Grupo Comunitário de Saúde Mental - Conceito, Delineamento Metodológico e Estudos ocorreu no XVI Encontro Comunitário de Saúde Mental, dia 09 de novembro de 2013, no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto - USP. A mesa redonda coordenada pela Profa. Dra. Maria de Lourdes Veronese (FMRP-USP) contou com a presença do Prof. Dr. Hélio César Salgado, vice-diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, e da Profa. Lucy Leal Melo-Silva, representando o diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

O livro foi apresentado pelas professoras Tania Aiello-Vaisberg (USP e PUC-Campinas) e Marina Massimi (FFCLRP-USP), pelos organizadores do livro Sergio Ishara (HC-FMRP-USP), Carmen Lúcia Cardoso (FFCLRP-USP) e Sonia Regina Loureiro (FMRP-USP) e pelas autoras de capítulos Laura Crovador (FFCLRP-USP) e Marília Hormanez (FFCLRP-USP).

O Grupo Comunitário de Saúde Mental, cuja experiência constitui-se em objeto deste livro, é, nas palavras dos autores, “a proposta de um exercício pessoal e continuado, direcionado a perceber e refletir acerca das próprias experiências, de forma articulada a um trabalho grupal”.

Na apresentação do livro, a professora Marina Massimi ressaltou que o trabalho dos grupos permite a superação de distâncias, fronteiras, estigmas e papéis, numa constante educação através de “atos de escuta”, acolhimento e “oferta de si ao outro”.

Em consonância, a professora Tania Aiello-Vaisberg apontou que o Grupo é mais que um dispositivo clínico: entretece vida e arte, ao fazer uso da cultura popular, e opera uma subversão de hierarquias acadêmicas e profissionais, promovendo a aproximação de usuários, familiares, profissionais e estudantes, enquanto pessoas que compartilham a mesma condição humana. Destacou que além de fundamentar teoricamente a proposta desenvolvida nos grupos, o livro compartilha experiências que ocorrem em seu contexto preservando grande proximidade com o plano concreto das interações vividas, ao mesmo tempo em que convida a elaborar visões críticas e reflexões profundas, demonstrando que pensar e viver podem ocorrer de modo integrado.

A cartilha apresenta o Grupo Comunitário de Saúde Mental a partir de uma história em quadrinhos, oferecendo comentários e informações, visando facilitar a compreensão da proposta e o acesso à atividade pela comunidade em geral.

compartilhar f

 
     
REALIZAÇÃO
APOIO
CONTATO
 
 
E-mail: contato@grupocomunitario.com.br
Facebook: www.fb.com/gcsm
 
Grupo Comunitário de Saúde Mental | Todos os Direitos Reservados | Copyright © 2013 | by
carregando...

carregando...