NOTÍCIAS
14ª Feira do Livro

Saúde Mental é tema de Salão de Ideias na 14ª Feira do Livro

Integrantes do Grupo Comunitário de Saúde Mental falaram sobre o tema

Saúde mental foi o tema do primeiro Salão de Ideias da 14ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto realizado dia 17 de maio de 2014 no auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace.

O assunto foi abordado por integrantes do Grupo Comunitário de Saúde Mental, formado pela psicóloga Sônia Regina Loureiro, professora doutora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto; por Carmem Lúcia Cardoso, psicóloga e professora livre docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto; por Sérgio Ishara, psiquiatra e doutor em Saúde Mental e médico assistente do Hospital das Clínicas; e por Trude Franceschini, médica pediatra e mestre em Saúde Pública.

Um vídeo com depoimentos de pessoas que participam do Grupo foi apresentado abrindo o Salão de Ideias. Franceschini coordenou a apresentação e a conversa no Palace. Os responsáveis pelo Grupo Comunitário de Saúde Mental enfatizaram durante o Salão de Ideias a construção da pessoa humana e da saúde mental, a partir do processo de apropriação das vivências cotidianas, onde cada participante é convidado a realizar um exercício continuado de elaboração e de compartilhamento das próprias experiências, favorecido pelo encontro grupal.

O psiquiatra Sérgio Ishara ressaltou que o Grupo ajuda as pessoas envolvidas a cultivar uma atitude que permita fazer experiência e valorizar o contato humano. “O encontro com o outro é estruturante, ele é constitutivo, ou acontece esse encontro em que o outro se torna presença para mim ou não acontece a minha pessoa”.

Outro ponto destacado na apresentação foi que a partir da década de 70 começaram ocorrer importantes mudanças na área da saúde mental, visando melhores condições de vida. De acordo com a professora Carmem Lúcia Cardoso, essas mudanças foram fruto da organização de movimentos sociais e da ampla reforma sanitária com regulamentação do Sistema Único de Saúde. “As mudanças trouxeram o resgate a liberdade, fundamental para o desenvolvimento da pessoa”.

Já a professora Sônia Regina Loureiro falou da Saúde Mental visando os profissionais da área. “A Saúde Mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Está relacionada à forma como a pessoa reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções”.

Feira do Livro – A 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto ocorreu de 16 a 25 de maio e contou com mais de 600 atividades gratuitas dos mais variados gêneros. A expectativa era receber cerca de 600 mil pessoas entre alunos das redes estadual e municipal, escritores locais, nacionais e internacionais, artistas, personalidades e visitantes.
A programação completa pode ser conferida no site do evento:  www.feiradolivroribeirao.com.br

                

compartilhar f

 
     
REALIZAÇÃO
APOIO
CONTATO
 
 
E-mail: contato@grupocomunitario.com.br
Facebook: www.fb.com/gcsm
 
Grupo Comunitário de Saúde Mental | Todos os Direitos Reservados | Copyright © 2013 | by
carregando...

carregando...